PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Bruno Moreira   
Segunda, 14 Julho 2008 17:32

Junto à povoação, no cimo, fica o Santuário pedregoso da Senhora do Castelo. A Senhora do Castelo de Adeganha é uma Senhora poderosa e tem fama justificada de grande medianeira dos céus e concessora de graças.

Vista geral do Santuario de Nossa Senhora do Castelo

Vista geral do Santuário de Nossa Senhora do Castelo

É um santuário constituído por uma capela principal, a da Senhora do Castelo, pela do S. João, implantada sobre um hirsuto penedo, e por mais três frutos da promessas feita à Senhora do Castelo.

É um lugar cheio de lendas ( a das açucenas que não murcham, a do soldado que vem da guerra...) e de ruínas arqueológicas. A nossos pés estende-se, em toda a sua imponência, o ubérrimo Vale da Vilariça, com as celebradas quintas da Terrincha, da Silveira e outras, produtoras dos mais genuínos vinhos do Porto e cheias de lembranças dos inesquecíveis serões do romantismo.

Vale da Vilarica visto do cabeco de S. Joao

Vale da Vilariça visto do cabeço de S. João

É um lugar profundamente agreste, de rochas, carvalhas, zimbros e carrascos, bom refugio para os pássaros, as perdizes e os javalis. Em meados do século XVIII, dizia o Pe. Luís Cardoso que "no sitio em que se acha hoje a Senhora do Castelo, houve antigamente uma grande cidade, da qual ainda se descobrem parte de muros" e ali perto" há muita pedra que parece ruínas de antiga fortaleza e dizem ser um castelo de mouros".

Parte da muralha ainda existente

Parte da muralha ainda existente

Por aqui andou o Abade de Baçal coscuvilhando restos arqueológicos, tendo encontrado, em diversos locais da freguesia, relíquias como moedas romanas, machados de pedra e de cobre, sete sepulturas cavadas na rocha, restos de muros de vários e desaparecidos castros e lápides epigráficas.

É ainda muito frequente ao longo da encosta do cabeço de S. João e após as chuvas de Inverno encontrarem-se "cacos", pedaços de barro decorados, que se pensa ser de origem celta. É um lugar onde existem muitas cornelheiras (arbusto).

 

Galeria de Fotografias - Santuario

Galeria de Fotografias - Capela

Actualizado em Sábado, 23 Outubro 2010 15:02