Ade .. ganha!!! PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Bruno Moreira   
Segunda, 14 Julho 2008 17:13

Em termos etimológicos, Adeganha era o nome que se dava às terras do antigo reino de Portugal, tomadas a montes ou campos vizinhos para formar o termo municipal. Mas aqui explica-se a formação da palavra através de uma história associada às "Três Marias". Três figurinhas femininas esculpidas em pedra no frontal de igreja matriz.

Reza a história que as Três Marias eram irmãs e pastoras. Iam para o monte de Frei Vivas, monte de zimbros, carrascos, sobreiros e giestas apascentar, o gado. Enquanto o gado pastava, elas entretinhan-se a jogar às cartas. Mas uma das três irmãs ganhava sem,não havia maneira de a fazerem perder, as outras duas ficavam roídas de inveja e intrigadas - Seria ela bruxa? ou aquilo seria obra do Céu? Nem uma coisa nem outra. Ela ganhava sempre porque jogava com manha.

Finalmente as outras duas descobriram e combinaram desforrar-se. Fizeram uma grande fogueira, com muita lenha, e empurraram para a fogueira a irmã batoteira que lá ficou a arder em grandes chamas. Se tentava sair as outras duas não deixavam e com os dedos em "figas"diziam: Arde e ganha! Arde e ganha! E assim ficou o nome de Arde e Ganha, Adeganha.

Tres Marias

"Três Marias" Fachada da Igreja Matriz

 

Actualizado em Domingo, 27 Julho 2008 19:56