Resumo Histórico PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

A freguesia de Adeganha é formada pelos lugares de Adeganha, Estevais, Junqueira, Nozelos e Póvoa. O povoamento do território da actual freguesia é bastante remoto, e basta a própria arqueologia para o demonstrar: no lugar da Junqueira existem vestígios de povos primitivos; e em Adeganha, segundo o pároco da freguesia no ano de 1758, "diz-se que fora povoada por mouros, que bem se vê os sítios onde habitavam, principalmente no sítio donde está a capela de Nossa Senhora do Castelo, que ali tinham o castelo, em o alto de um monte de Fragas, e no fundo a vila, donde se tem achado e acham ainda metais, cunhos dele e outras coisas mais (..)".


Actualmente, Junqueira é um lugar da freguesia de Adeganha, no entanto, inicialmente passava-se o oposto; assim, a história de Adeganha é paralela à de Junqueira. As Inquirições de 1258, referem uma torre de Junqueira, o que dá a entender que neste local existia um castelo cujo dono recebia o rendimento real da povoação. As já referidas inquirições, mencionam ainda que na "parrochia sancti Iacobi, de Junqueira", a "villa" e a igreja eram da Coroa. Adeganha recebeu um emprazamento ou foro de D. Manuel I, dado a um casal reguengo da povoação, devendo estes e seus sucessores ter o casal povoado e cultivado com certos encargos. Segundo as "Memórias Paroquiais de 1758", Adeganha era "comenda do Senhor Baram Conde" e era "cabeça do concelho he donatario o Senhor Marquês de Távora"

 

Edifício Sede da Junta de Freguesia

Junta de Freguesia de ADEGANHA
Rua Casa do Povo
5160-021 - ADEGANHA

Telefone/Fax: 279 989 301

e-mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar