Qta da Silveira PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Bruno Moreira   
Domingo, 08 Fevereiro 2009 16:16


A Quinta da Silveira situa-se no famoso Vale da Vilariça, já reconhecido desde os tempos pré-romanos pelas suas características agrícolas, atestado por inúmeras relíquias arqueológicas.

O Vale situa-se na Região Demarcada do Douro, ficando a Quinta na freguesia da Adeganha, concelho de Torre de Moncorvo. Com características próprias de solo e o seu microclima muito particular, de grande calor e secura durante o estio, nele se cultiva além da vinha, a amendoeira, tal como na região algarvia.

Nas vinhas da Quinta da Silveira predominam as castas recomendadas para a região: Touriga Nacional (cerca de 20%); Touriga Francesa (cerca de 30%); Tinta Roriz (cerca de 30%) e Tinta Barroca, para os tintos. Para os brancos, que representam cerca de 12% da produção total, predominam a Malvasia Fina, a Códega e a Rabigato. Associando estas castas às características da região atrás referidas, a uma vinificação clássica em lagares, com pisa e o armazenamento em cascos de madeira, resulta a produção de Vinhos do Porto e de Mesa com características muito peculiares.

Pertença da mesma família desde há dois séculos, foi desenvolvida pelo Par do Reino António Caetano de Oliveira na segunda metade do Século XIX, com a construção da nova residência, a adega e os armazéns em cantaria, a renovação das vinhas, das primeiras a serem aramadas em Portugal.

O casamento da sua neta com António G. Martinho, membro de uma família da Régua com grandes tradições como produtores de Vinho do Porto, deu continuidade ao desenvolvimento da propriedade.

São os trinetos de António Caetano de Oliveira, os irmãos de Oliveira Martinho que constituem entre si a Sociedade Agrícola do Vale da Vilariça, que administra actualmente as Quintas da Silveira e do Tourão, a primeira com cerca de 25 hectares, a última com 15 hectares.


A produção média anual situa-se em 30.000 garrafas de 750ml, com uma subdivisão variável pelas três marcas que coloca no mercado, a saber:

VINHO DO PORTO - 80%
• QUINTA DA SILVEIRA

VINHO VQPRD DOURO DOC - 20%
• QUINTA DA SILVEIRA
• QUINTA DO TOURÃO
• TERRA DE HOMENS

Após conclusão das obras de remodelação que se estão a realizar na propriedade, esta Quinta pretende vir a ser integrada na ROTA DO VINHO DO DOURO.

Responsável Geral - Dr. Manuel Maria Martinho

Enólogo - Engº Anselmo Mendes

Adegueiros - Humberto Esteves e João Esteves


 

Fonte: http://www.vinta.pt/vinhos/silveira.htm

Actualizado em Domingo, 08 Fevereiro 2009 16:55